Contato:

Contato:

Seguidores

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

O que é o Candomblé !!!!!!

Olá queridas amigas e seguidoras como vcs estão?
Eu estava com saudades de postar algo para vcs,muitas amigas me perguntam o que é o candomblé,algumas pq não conhecem outras por curiosidade e muitas outras por preconceito mesmo....
O candomblé é uma religião como qualquer outra,onde temos que respeitar o próximo e amar os orixás que é no que acreditamos,não seguimos as doutrinas Bíblicas mais não é pq não acreditamos e sim pq acreditamos na força da natureza que foi aquilo que Deus criou e nos deixou para matar a nossa sede,nos alimentar dos frutos da terra e das árvores ,tudo o que vem da natureza pra gente é sagrado onde até mesmo um arco-iris para a gente é um orixá.
Como vocês podem ver Eu e a Cris Miranda,montamos uma sociedade em fazer algumas peças em croche,que são vestimentas usadas no candomblé ,onde nós usamos e o orixá tbm usa,são peças diferentes e próprias para as comemorações realizadas nas festas onde consagramos os nossos Deuses.
O Candomblé por muitos é visto como sendo religião do capeta ou do demônio,mais não é isso meninas,é uma religião como qualquer outra,o Mal existe dentro de cada um,até mesmo se procuramos o mal ele volta em dobro em nossas vidas,se desejamos o mal pra alguém não precisamos ser do candomblé para que aconteça na vida da pessoa...
O por que disso?
Porque a palavra tem força,tudo o que jogamos no universo tanto em palavras como em atitudes,tudo se reverte em nossa vida;
Ex:Aqui se faz aqui se paga 

Estas palavras são muito usadas e esclarecem o que eu quis dizer a vocês,

Mais enfim vou postar um texto onde fala um pouco do nosso dia-a-dia dentro de uma casa de candomblé onde chamamos de ILÊ ASÉ ,espero que vocês gostem e se tiverem alguma dúvida possam deixar comentários que eu as esclarecerei  ok 





Cuide de seu Òrìsà, pois você estará cuidando de si próprio

Na Religião dos Òrìsàs, há um enorme conjunto de objetos, assentamentos e templos que devem ser cuidados, de modo que contribuam para o processo de revitalização da força, o chamado Asè. Fato é que o trato e cuidado, por exemplo, com as roupas que serão utilizadas pelas pessoas nos rituais festivos, são de grande importância, no entanto, perdem toda a valia, a partir do momento que o conjunto não recebe a mesma atenção dispensada que, por exemplo, as roupas.

Nós do Candomblé, ao pensarmos nos Òrìsàs, suas roupas, objetos, comidas e templos, devemos pensar que eles são Deuses e devem ser tratados como tal. Não é raro depararmo-nos com casas, nas quais as pessoas estão ricamente vestidas, mas que há tempos não entram no quarto do Òrìsà para trocar a água da quartinha ou trocar o Ojá que cobre a Divindade. Nesse sentido, não podemos em hipótese alguma, esquecermos que o Candomblé é uma religião com o poder da invocação e da sacralização. Dessa forma, é necessário que os Deuses sejam evocados e sacralizados e, reforçando, tratados como Deuses.

O trato com os assentamentos, como por exemplo, a reposição da água das quartinhas é algo muito importante. A água é um dos principais elementos que existe, muito provavelmente o principal. A água fertiliza, a água revitaliza, a água refresca e purifica. Mas quando um Omo Òrìsà vai ao quarto da Divindade para a reposição da água, além de cumprir esse importante ritual, ele em verdade, muito mais que ofertando, está recebendo. Nesse momento, no qual ele emprega um pouco do seu tempo para a troca de água das quartinhas, ele estará mais próximo do sacro, recebendo energias que são fundamentais para o processo de energização, não somente dele, mas de toda a comunidade. 

Mas, o simples ato de trocar a águas das quartinhas, permite algo mais. Nesse simples gesto, ele poderá perceber que um Ojá necessita ser trocado, ou ainda, que uma telha está desencaixada em razão da ação de algum galho de árvore, ou por conta da chuva. Isso fará com que outros membros da comunidade se mobilizem e, sejam igualmente energizados pelas forças das Divindades que os abençoaram, movimentando assim o Asè, imprescindível para nós. 

O mesmo cuidado deve existir com os Ojubó externos, que invariavelmente, sofrem com a ação do tempo, como a chuva e o vento. Obviamente que essas manifestações da natureza, são manifestações dos próprios Òrìsàs, apesar disso, o cuidado para que quartinhas estejam sempre bem cuidadas, mesmo quando expostas ao tempo, bem como, os Ojás que circundam as árvores é de responsabilidade de todos os membros do Egbe. Novamente, reforçamos que são objetos sagrados, de Deuses, que devem ser tratados de forma sagrada.

O Terreiro de Candomblé é um espaço sagrado e tudo que nele está, deve ser tido também dessa forma, assim sendo, todos devem estar atentos para que os espaços, objetos, assentos, estejam íntegros, pois isso interfere na harmonia da comunidade.

Imagine se você chega em casa e descobre que aquela caneca que você cuida há mais de 20 anos, que seu filho lhe presenteou, quebrou por descuido. Isso lhe causaria um sentimento de perda sentimental, correto. O mesmo ocorre com os objetos dos Deuses, muitas vezes, são objetos que existem a décadas, séculos, que devem ser tratados com amor e carinho, para não causar essa perda aos Deuses e para a comunidade.

Esse carinho que deve ser dispensado com os objetos e templos dos Òrìsàs, deve existir igualmente com a preparação das comidas dos Òrìsàs. Muitas pessoas afirmam que as comidas dos Òrìsàs devem ser preparadas da mesma forma como preparamos a comida para o nosso próprio consumo. Em verdade, o cuidado deve ser ainda maior, pois nós somos humanos e os Òrìsàs são Deuses. Por isso, além do corpo e coração purificados, quando da preparação das comidas, é essencial que exista o carinho, o asseio e a escolha dos ingredientes salubres.

Tudo isso contribui para a fortificação e revitalização do Asè da pessoa e da comunidade. É muito bonito nos depararmos com pessoas bem arrumadas (em conformidade a tradição), com boa educação, mas, sobretudo, é importante e empolgante observamos que as pessoas tratam os Òrìsàs como Deuses que são. Cuide de seu Òrìsà, pois você estará cuidando de si próprio.
texto extraido da Casa de Oxumare.

Espero que vcs tenham gostado e que me deixem varios recadinho  meninas ok bjks 


Anúncio

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.

Recebam atualizações por e-mail

Anúncio

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina.